segunda-feira, 28 de maio de 2012

Condicionamento clássico Ivan Pavlov





Ivan P Pavlov: fisiologista russo ficou conhecido por sua experiência com cães a partir da qual propôs o condicionamento clássico. 



Condicionamento: tipo de aprendizagem relacionada ao encadeamento de estímulos, entre respostas, ou entre ambos, estímulos e respostas. (LEFRANÇOIS, 2008)

Condicionamento clássico: Na tentativa de encontrar uma explicação para a salivação de seus cachorros antes de serem alimentados, desenvolveu uma série de experimentos e estruturou o condicionamento clássico. 

O alimento (estímulo incondicionado) dado aos cães (estímulo que afetava o organismo) levava-os a uma resposta, no caso, a salivação (resposta incondicionada). O pesquisador associou o alimento a outro estímulo uma campainha (estímulo condicionado) e com o tempo o animal salivava (resposta condicionada) ao ouvir o som, mesmo sem ver o alimento. 

 A resposta à salivação por estímulos não condicionados foram tratados por Pavlov como um reflexo, que são respostas simples não intenciona e não aprendidas. 

Alguns princípios do condicionamento clássico:

 Estímulo – resposta: A aprendizagem (mudança de comportamento) se dá por contigüidade (ocorrência simultânea de eventos) e reforçamento (associar o evento a uma resposta positiva ou negativa). 

Condicionamento simultâneo: o estímulo é dado ao mesmo tempo em que a resposta (negativa ou positiva). 

Condicionamento retardado: o estímulo é dado antes e continua durante a apresentação da resposta. 

Condicionamento de traço: o estímulo começa e termina antes da resposta. 

Condicionamento invertido: a resposta foi apresentada antes da apresentação do estímulo.




Fenômenos no Condicionamento Clássico: 

 Aquisição: termo usado com o significado de aprendizagem. Trata-se da formação de associações entre estímulos e respostas e suas consequências. 

 Extinção ou recuperação: o efeito das associações do condicionamento é duradouro, mas podem ser extintas. Um modo de extinguir a resposta é apresentar o estimulo condicionado repetidamente, sem o estímulo condicionado. 

 Generalização e Discriminação: Generalização de estímulo: produzir a mesma resposta ou uma similar quando apresentado qualquer um de vários estímulos relacionados (ex: salivar ao ouvir o som de campainha similar a do condicionamento original). 

 Discriminação de estímulo: envolve dar respostas diferentes a estímulos relacionados, mas distintivamente relacionados (ex: não salivar ao ouvir um som de campainha diferente do condicionamento original). 

 Condicionamento de ordem superior: Condicionamento superior: fenômeno em que o estimulo condicionado faz o papel de estimulo incondicionado (ex: o cão pode salivar ao ouvir um som, e em seguida, aprender a salivar quando submetido a outro estimulo, como a luz, que foi colocado em seqüência à campainha). 

 Condicionamento de ordem superior de segunda e terceira ordem: ao associar o estimulo condicionado a outro estimulo, (campainha em seguida uma luz) o cão poderá salivar em resposta só a luz. Da mesma forma, se a luz for associada a outro estimulo, como uma imagem, o animal poderá salivar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário