O acesso às
escolas no Ensino Fundamental no Brasil tem sido um desafio que ultrapassa os
séculos. Embora hoje este desafio esteja mais perto de ser vencido existe uma
grande disparidade em relação à qualidade da escola frequentada. Estas
diferenças devem-se a fatores físicos, como o prédio e seu estado de
conservação, equipamentos, biblioteca, quadras de esportes, laboratórios, etc,
mas também envolvem questões relacionadas a gestão, conteúdo e forma de
implementação do projeto pedagógico.
Diante disto,
pesquisadores (SOARES, 2002) começaram a investigar quais características de
uma escola que propicia ao aluno melhores experiências para o desenvolvimento
de habilidades cognitivas e, também, para sua inserção crítica frente a
realidade. Neste sentido quais são os fatores que idealmente esta escola
deveria possuir?
Considerando que
as escolas são organizações sociais, onde a interação entre seus agentes é
crucial e, ainda, que cada escola, respeitando sua história, deve procurar seu
próprio caminho para prestar um melhor serviço ao seu aluno. Não é o caso,
portanto, de se apropriar de resultados de pesquisas como se fossem uma receita
a seguir. Mas de pensar quais fatores são importantes para se pensar em uma
escola de qualidade.
Esses
pressupostos sugerem investigar quais seriam os limites e possibilidades da
escola em relação ao desempenho escolar dos alunos, de que forma determinados
fatores como estrutura física, clima organizacional, professor, aluno e
coordenação determinam as práticas educativas.
A publicação "Escola eficaz: um estudo de caso de três escolas publicas de Belo Horizonte", analisa e
avalia o significado e as contribuições do fator escola nos processos
educativos e de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental. Descreve elementos presentes na escola que engendram determinadas oportunidades de
aprendizagem. Além de buscar uma
compreensão de resultados escolares a partir dos processos internos escolares,
considerados como fatores que podem interferir no desempenho dos alunos.
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