quinta-feira, 13 de junho de 2013

O fator escola no desempenho dos alunos

O acesso às escolas no Ensino Fundamental no Brasil tem sido um desafio que ultrapassa os séculos. Embora hoje este desafio esteja mais perto de ser vencido existe uma grande disparidade em relação à qualidade da escola frequentada. Estas diferenças devem-se a fatores físicos, como o prédio e seu estado de conservação, equipamentos, biblioteca, quadras de esportes, laboratórios, etc, mas também envolvem questões relacionadas a gestão, conteúdo e forma de implementação do projeto pedagógico.

Diante disto, pesquisadores (SOARES, 2002) começaram a investigar quais características de uma escola que propicia ao aluno melhores experiências para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e, também, para sua inserção crítica frente a realidade. Neste sentido quais são os fatores que idealmente esta escola deveria possuir?

Considerando que as escolas são organizações sociais, onde a interação entre seus agentes é crucial e, ainda, que cada escola, respeitando sua história, deve procurar seu próprio caminho para prestar um melhor serviço ao seu aluno. Não é o caso, portanto, de se apropriar de resultados de pesquisas como se fossem uma receita a seguir. Mas de pensar quais fatores são importantes para se pensar em uma escola de qualidade.


Esses pressupostos sugerem investigar quais seriam os limites e possibilidades da escola em relação ao desempenho escolar dos alunos, de que forma determinados fatores como estrutura física, clima organizacional, professor, aluno e coordenação determinam as práticas educativas.

A publicação "Escola eficaz: um estudo de caso de três escolas publicas de Belo Horizonte", analisa e avalia o significado e as contribuições do fator escola nos processos educativos e de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental. Descreve elementos presentes na escola que engendram determinadas oportunidades de aprendizagem. Além de buscar uma compreensão de resultados escolares a partir dos processos internos escolares, considerados como fatores que podem interferir no desempenho dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário